Instrumentos musicais - Qual escolher?

Violino

Violino | classificado como instrumento de cordas friccionadas, é o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados.

Viola

Viola | (também chamada viola de arco) é um instrumento musical da mesma família do violino e visualmente se assemelha a este (inclusive na maneira de se tocar), entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo.

Violoncelo

Violoncelo | um instrumento da família dos instrumentos de cordas. Tocado geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas, primeira corda-LÁ, segunda- RÉ, terceira-SOL e quarta- DÓ.

Clarinete

Instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira (também existem modelos de outros materiais), com uma boquilha cônica de uma única palheta e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente). Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.

Flauta Transversal

Por vezes chamada de flauta transversa ou simplesmente de flauta, é um aerofone da família das madeiras. É um instrumento não palhetado, possuindo um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento. Apesar de atualmente ser fabricada em metal, em sua origem, ela era de madeira. Por esta razão, até hoje, a flauta transversal é classificada nas orquestras como um instrumento pertencente ao grupo das madeiras.

Contrabaixo Acústico

É um instrumento de cordas friccionadas por um arco, transpositor (soa uma oitava abaixo do que se lê na partitura), também tocado por pizzicato (beliscado em italiano), com os dedos. Dentre os instrumentos da família das cordas na orquestra é o registro mais grave e também o de maior tamanho.

Trompa

um instrumento de sopro da família dos metais, muito importante na orquestra sinfónica moderna. O trompista prime as chaves com a mão esquerda e, com a mão direita dentro da campânula, consegue controlar a afinação, timbre e mesmo ajudar à pega do próprio instrumento. O timbre da trompa é o mais rico em harmônicos, assemelhando-se muito à voz humana.

Trompete

Também conhecido como pistão, é um instrumento musical de sopro da família dos metais (o que produz o som mais agudo da família),  constituído por corpo, chave de água, bomba de afinação, pistões, cotovelos e bocal, e terminado em pavilhão. É utilizado em diversos gêneros musicais, sendo muito comumente encontrado na música clássica, no jazz, bandas marciais e nos mariachis.

Trombone

Da família dos metais, é mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba. Há duas variedades de trombone, quanto à forma: Trombone de Pisto, também chamado de Trombone de Marcha, Trombonito ou ainda Trompete Baixo que utiliza pistos mecânicos como o trompete; e o Trombone de Vara, que possui uma válvula móvel (vara), que, ao ser deslizada, altera o tamanho do tubo, mudando a nota.

Percussão

Qualquer instrumento musical cujo som é obtido através de impacto, raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas. Possui a maior variedade de instrumentos que são utilizados primordialmente com função rítmica, como é o caso da maior parte dos tambores, o triângulo e os pratos.